Beber água da torneira com confiança continua a ser uma realidade em Portugal. Em 2019, o indicador “água segura” manteve-se nos 99% (98,66%), de acordo com o relatório anual publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

A ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos publicou o Volume 2 do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos relativo ao “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano” em 2019, que confirma que a água para consumo humano em Portugal continental apresenta uma excelente qualidade na torneira dos consumidores.

Portugal mantém o nível de excelência com o indicador de água segura na ordem dos 99% (98,66%), podendo garantir-se que se pode beber água da torneira com confiança. O indicador água segura, evoluiu de forma muito significativa em Portugal, passando de 50% em 1993 para 99% em 2019, num patamar de excelência que se mantém desde 2015.

Este resultado de elevada qualidade da água para consumo humano em Portugal continental, é evidente quando se constata que a maioria dos concelhos (73%) apresenta percentagens iguais ou superiores a 99%. Em 37 (13%) municípios, a percentagem de água segura é de exatamente 100%, ou seja, realizaram todas as análises e não apresentaram nenhum incumprimento.

Este nível de excelência é sustentado por um acompanhamento rigoroso e coordenado da aplicação da legislação pelos diferentes agentes envolvidos no processo (ERSAR, entidades gestoras, autoridades de saúde e laboratórios), refletindo-se também na crescente melhoria da fiabilidade dos resultados analíticos.

No ano de 2019, a ERSAR realizou 88 ações de fiscalização para verificar o cumprimento dos requisitos legais do regime da qualidade da água para consumo humano, aumentando assim o número de fiscalizações realizadas nos últimos anos. Do total das ações de fiscalização, 68% foram realizadas nas regiões Norte e Centro, onde ainda persistem alguns problemas pontuais de qualidade da água, geralmente em pequenas zonas de abastecimento. Os processos de contraordenação instruídos incidiram, essencialmente, no incumprimento de prazos administrativos relativamente à comunicação de incumprimentos à ERSAR e/ou às autoridades de saúde.

Realizaram-se na torneira do consumidor 400 253 análises aos parâmetros com valor paramétrico (VP) fixado na legislação. A percentagem de cumprimento do VP foi de 98,71%, devendo-se a maioria dos incumprimentos dos valores paramétricos ao pH, associado às características hidrogeológicas das origens de água, ao alumínio por ineficiência do tratamento instalado, e aos parâmetros microbiológicos por ineficiência da desinfeção.

É importante salientar que, nas situações de incumprimento e sempre que necessário, as entidades gestoras, em articulação com as autoridades de saúde e a ERSAR, tomaram as medidas adequadas para garantir a proteção da saúde humana.

Consulte o Relatório aqui.

09 de outubro de 2020