De acordo com o mais recente boletim do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), quase todas as bacias hidrográficas em Portugal Continental registaram valores de água armazenada inferiores ao mês de julho.

A água armazenada nas albufeiras de Portugal Continental tem vindo a sofrer sucessivas quebras, como consequência das contínuas vagas de calor e défice de precipitação. No último dia do mês de agosto, e comparativamente ao último dia do mês anterior, verificou-se um aumento do volume armazenado em 1 bacia hidrográfica e uma descida em 11.

Apenas três, das 60 albufeiras monitorizadas registaram disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total, sendo estas Touvedo (91,6%), Enxoé (89,4%) e Alvito (84,7%). Ainda, do total de albufeiras, 32 têm disponibilidades inferiores a 40% – sendo as mais significativas, Campilhas (3,5%), Paradela (3,9%) e Monte da Rocha (9,6%).

No que toca aos valores gerais de armazenamento das bacias hidrográficas de agosto de 2022, estes apresentam-se inferiores aos valores médios dos meses de agosto, de 1990 a 2021.

Fonte: SNIRH

02 de setembro de 2022