A campanha que alerta para o uso consciente da água está em curso por todo o país e arrancou no Algarve, território muito afetado pela seca e escassez de água. Procurando motivar comportamentos conscientes e evitar o desperdício de água, envolve ações de sensibilização em praias, centros comerciais e eventos regionais.


Para disseminar a mensagem da campanha no Alentejo, uma região também fortemente afetada pela escassez hídrica, a Águas Públicas do Alentejo está a realizar ações educativas, mediante pedido, nos 20 municípios da sua área de abrangência, que podem ser adaptadas a qualquer faixa etária.


A Águas do Norte anunciou um conjunto de investimentos que vêm reforçar a capacidade de armazenamento e resiliência do sistema de abastecimento no contexto de escassez hídrica e assinalou este momento com uma ação de sensibilização da campanha “Água é Vida. Não a desperdice” na Praia da Fraga da Pegada, junto à Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, para cerca de 75 crianças e adultos, que tiveram a oportunidade de participar numa oficina de educação ambiental dedicada ao valor da água, onde se explorou o ciclo urbano da água, a qualidade da água da torneira e os cuidados a ter, em casa e na escola, para proteger este recurso, evitando o seu desperdício.


Num roteiro dedicado à água em que se inauguraram um conjunto de infraestruturas para captação e reserva de água do rio Douro para abastecimento do concelho de Baião, a Águas do Douro e Paiva aproveitou para fazer a apresentação pública da campanha neste município, sublinhando os benefícios das parcerias para a disseminação destas importantes mensagens.


A Águas do Centro Litoral promoveu o lançamento da campanha numa sessão de sensibilização no município de Ansião.


“Água é Vida. Não a desperdice” é uma campanha nacional que alerta para a importância deste recurso e faz um apelo a todos para a adoção de comportamentos que contribuam para o uso conscientes através de uma mensagem simples: “Uma torneira aberta pode gastar 12 litros de água em apenas 1 minuto. Se cada pessoa desperdiçar 1 minuto de água por dia em Portugal, são 120 milhões de litros de água, o suficiente para satisfazer as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas. A água é essencial à vida e merece toda a nossa atenção. Seja mais consciente e evite gastos desnecessários.”


A campanha é promovida pelo Grupo Águas de Portugal e a Agência Portuguesa do Ambiente, no quadro das Medidas de Combate à Seca e conta com a parceria da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática.
Considerando o interesse público que prevalece, qualquer pessoa/ entidade pode associar-se a esta campanha, contribuindo para a disseminação desta mensagem. Os materiais de comunicação estão disponíveis aqui.

07 de agosto 2023