25 de setembro foi o dia escolhido para assinalar, pela primeira vez, o Dia Nacional da Sustentabilidade. Para celebrar esta importante data, no âmbito da campanha “Água é vida. Não a desperdice.”, foram realizados três showcookings centrados na água da torneira como ingrediente principal e no zero desperdício na cozinha.

‘Água é Vida’ – Pequenos-almoços sustentáveis, ‘Água é Vida’ – Marmitas sustentáveis e ‘Água é Vida’ – Águas com cores e sabores foram os temas que estiveram em cima da mesa.

O chef Fábio Bernardino apresentou dicas e técnicas sobre as melhores práticas para a utilização da água na confeção de refeições, algumas que estão incluídas no livro de sua autoria “A irresistível água da torneira à mesa com…”, que traz para a mesa dos consumidores uma abordagem mais amiga do ambiente, mais saudável, com menos desperdício alimentar e de água, aliada a muito sabor e alegria na cozinha.

Esta iniciativa, que decorreu durante o evento “Visões do Futuro”, no Centro Cultural de Belém, organizado pela DECO Proteste, integra-se na campanha ‘Água é Vida – Não a desperdice”, desenvolvida pelo Grupo Águas de Portugal em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, com o financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

26 de setembro 2023