No seguimento da 18.ª reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca e face à situação crítica que se regista no Algarve, foram determinadas novas medidas para enfrentar a seca no Algarve e no Alentejo.
A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca determinou a redução do consumo de água e, em sequência da reunião desta comissão, o Governo apresentou novas medidas para enfrentar a seca que se vive nas regiões do Algarve e Alentejo. 
 
Estas medidas incluem cortes no fornecimento de água, em relação aos valores do ano passado, na ordem dos 25% ao setor agrícola e dos 15% ao abastecimento público para o consumo urbano. Também no setor do turismo se aplicam cortes de fornecimento com vista à redução de 15% no consumo nos empreendimentos turísticos e de 15% na captação de água subterrânea.
 
Estão ainda também em curso outras medidas, de caráter estrutural, com vista ao aumento da resiliência do setor da água, nomeadamente: a construção da dessalinizadora em Albufeira, o aumento das afluências à barragem de Odeleite através da captação do Pomarão, o aumento da capacidade de armazenamento de água da barragem de Odelouca, o reforço da interligação do sistema de abastecimento público do Barlavento/Sotavento, o aumento da disponibilização de Água para Reutilização (ApR) para a rega de campos de golfe e agrícola e a redução de perdas no sistema de abastecimento ao setor urbano e agrícola.
 
Na região do Alentejo, foi adjudicada a ligação a Alqueva da barragem do Monte da Rocha.
 
 
24 de janeiro de 2024