O Parlamento Europeu apresentou um relatório sobre a futura Estratégia Europeia de Resiliência Hídrica, que integra propostas ambiciosas para mitigar os desafios relativos à água.

A água é um recurso essencial para a saúde pública, o ambiente e os seus ecossistemas, a produção de energia, a agricultura e a segurança alimentar. Apesar da sua importância, a água não é um recurso infinito e deve ser protegida da poluição e da exploração excessiva.

A escassez de recursos hídricos é um dos problemas mais prementes que a Europa enfrenta, afetando milhões de pessoas e, de acordo com a Agência Europeia do Ambiente (AEA), cerca de 20% do território europeu e 30% da população são afetados pelo stress hídrico todos os anos.

Os problemas com as águas no continente europeu não se limitam à quantidade e disponibilidade do recurso, mas estão também relacionados com a qualidade, cada vez mais afetada pela atividade humana. 

As alterações climáticas agravam estes problemas: o calor extremo, as secas prolongadas e as inundações devastadoras prejudicam os ecossistemas e a saúde humana e causam grandes perturbações económicas. Até meados do século, prevê-se que a frequência e a intensidade das ondas de calor e da seca aumentem na maior parte da Europa.

Investir em soluções de Inteligência Artificial, irrigação inteligente e tecnologias para melhorar a eficiência do tratamento das águas são algumas soluções apontadas pelos eurodeputados neste relatório que servirá de apoio à construção da Estratégia Europeia de Resiliência Hídrica, a ser divulgada pela Comissão Europeia até ao verão de 2025.

Fonte: Parlamento Europeu

13 de maio de 2025