Estima-se que, em 2025, o mundo consuma 516 milhões de toneladas de plástico, um produto que contaminou a água, os alimentos e o ar. Este ano, a ONU dedica o Dia Mundial do Ambiente ao combate ao plástico.

“A poluição por plásticos está a sufocar o nosso planeta, prejudicando os ecossistemas, o bem-estar e o clima. Os resíduos de plástico entopem os rios, poluem os oceanos e põem em perigo a vida selvagem”, refere o secretário-geral da ONU numa mensagem para o Dia Mundial do Ambiente.

A ONU destaca que a poluição por plástico está presente em todos os cantos do planeta e tem vindo a contaminar a água, os alimentos e o ar, refletindo-se na saúde humana. Por isso, este ano, o Dia Mundial do Ambiente tem o lema “Combater a poluição por plástico”, num momento em que decorre a negociação de um tratado global para acabar com a má utilização do plástico. 

O objetivo deste combate não é eliminar o plástico, mas sim inspirar pessoas, organizações, indústrias e governos a adotarem práticas sustentáveis que conduzam à aplicação de uma economia circular.

António Guterres destaca na sua mensagem, numa ótica positiva, o crescente envolvimento das pessoas em torno desta causa, os passos no sentido da reutilização e circularidade e as políticas para reduzir os plásticos de utilização única.

Fonte: https://www.worldenvironmentday.global/

5 de junho de 2025